apresentação

Histórico
O Curso de Qualificação de Técnicos para a Indústria Naval (Tec-Naval) iniciou a sua trajetória em 2007, quando um grupo de professores da UFRJ percebeu a necessidade de formar técnicos para atuar na indústria naval. Os estaleiros, após 10 anos fechados ou com pouca atividade, rompem a inércia e voltam a se desenvolver. Porém, toda a atividade começa a esbarrar seu crescimento na falta de mão de obra qualificada. A UFRJ inicia, assim, a discussão sobre como formar os novos trabalhadores para as atividades em desenvolvimento.

Desafios
Duas discussões são importantes neste processo: primeiro, a de que o modelo educacional a ser adotado deve ser diferente dos existentes, que estão, obviamente, sendo incapazes de formar trabalhadores competentes e conscientes; segundo, a de que a indústria naval não se limita à construção de grandes embarcações e que o mercado náutico também tem enfrentado problemas relacionados à falta de mão de obra qualificada, que impede o seu desenvolvimento.

Os professores que participam deste curso têm atuado amplamente nos segmentos de construção naval e de educação. A oportunidade de criar uma nova escola técnica, para a área Naval, surge como um incrível desafio.

O TecNaval pretende se tornar o embrião de uma Escola para formação técnica integrada com o ensino médio e para programas permanentes de qualificação para alunos: 1) com curso técnico, que desejem ingressar na indústria de construção naval; 2) com ensino médio completo; 3) com ensino básico completo.

Metodologia
A educação para o trabalho ainda é um grande desafio para os educadores no Brasil. Embora o trabalho seja um direito consagrado pela constituição, não é comum encontrarmos currículos que objetivem a preparação dos jovens para o mundo do trabalho de forma efetiva. No mais das vezes, deparamos com concepções que se limitam ao treinamento de habilidades motoras para o exercício de funções específicas na produção, desconsiderando o percurso intelectual que laborou a sistematização de tais ou quais habilidades como prática profissional; ou, caminho inverso, com modelos em que o aluno é instado a devotar uma espécie de fé cega na possibilidade de aplicação futura de uma massa amorfa de informações, que ele precisa acumular como num relicário, à espera de que o milagre do conhecimento se faça.

Rompendo com a prisão das grades curriculares, das disciplinas estreitas — que não conseguem dar conta da complexidade do mundo do trabalho, nem da complexidade dos currículos tradicionais – o curso Tec-Naval organizou a sua proposta pedagógica para romper com essa tradição . Não é um desafio pequeno.

Sendo assim, cada um dos módulos que compõem o Programa de Cursos da TEC-NAVAL será estruturado a partir de uma concepção de aprendizado que subverte, por assim, dizer, o caminho tradicionalmente consagrado para a construção do conhecimento: é a ação, a atividade prática desenvolvida pelo aluno que elegemos como recurso privilegiado para a construção da base teórica, e não o contrário.

As atividades de cada módulo consistirão basicamente no desenvolvimento de projetos, cujo grau de complexidade irá aumentando progressivamente ao longo do curso.

Avaliação
Ao fim de cada um desses projetos, os alunos deverão elaborar relatórios sobre as atividades que realizaram. Desses relatórios, que também serão objeto de avaliação, deverão constar: a descrição das atividade realizadas, bem como as informações relevantes para os alunos formarem as suas “enciclopédias pessoais”, com as informações relevantes a sua vida de profissional daqui para frente. 

Anúncios

2 Respostas para “apresentação

  1. Moro em Santarem -pa muito alegre fico em saber que ai (rj) ha essa escola tecnica se pudesse faria, pois em nossa região onde o meio de locomoÇão e pelo rio, essas tecnicas muito util seriam, sem contar o lado comercial . tenho lido bastante sobre construção de barcos,inclusive acho muito linda as lanchas estilo classicas tipo runabout. minha cidade é banhada pelos rios amazonas e tapajos e muito bonito iria ficar com uma lancha desse tipo. domina marcenaria mais não tenho conhacimento sobre fazer uma ,se alguem ai pudese me dar uma mão ficaria muito contente,e quem sabe no futuro o recompesaria. Um grande abraço fiquem com deus.
    seria possivel este curso a distancia.Carlos Norberto

  2. Eu gostaria de saber o horário de prova ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s